Mercado Caramelo promove cultura e raízes históricas locais

O Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo recebe, entre 10 e 12 de maio, a quarta edição do Mercado Caramelo, uma evocação dos...

255
255

O Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo recebe, entre 10 e 12 de maio, a quarta edição do Mercado Caramelo, uma evocação dos antigos mercados realizados na vila, numa organização da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e da Confraria da Sopa Caramela, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, movimento associativo e um vasto conjunto de entidades e empresas.

Com a Gastronomia no centro das atenções, o Mercado Caramelo alia promoção turística à divulgação das raízes e cultura locais. O Pudim Caramelo (com apresentação pública nos dias 11 e 12, na iniciativa Panela ao Lume, na Casa Caramela) é uma das novidades desta quarta edição, juntando-se, assim, à Sopa Caramela, confeccionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos e que remonta aos séculos XVIII e XIX, quando foi trazida pelos trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente para as propriedades agrícolas da região.

Com entrada gratuita, o Mercado Caramelo oferece, além da gastronomia, um programa diversificado, com destaque para a “A mais louca corrida caramela de carrinhos de rolamentos”, a animação permanente, a demonstração de ofícios, a venda de produtos locais e o “Mercadito Caramelo”, espaço especialmente dedicado às crianças.

In this article