Pinhal Novo: Assembleia de Freguesia aprova moção

A Assembleia de Freguesia de Pinhal Novo aprovou, recentemente, uma moção, onde assinala o 40º aniversário da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). No...

83
83

A Assembleia de Freguesia de Pinhal Novo aprovou, recentemente, uma moção, onde assinala o 40º aniversário da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

No documento enviado à redação do Jornal do Pinhal Novo pode-se ler que a CITE “surge como um mecanismo nacional cuja missão é a concretização de Igualdade e do combate à discriminação entre homens e mulheres no mundo laboral, a protecção da parentalidade e a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal” e sublinha que “ao longo de quatro décadas esta comissão tem travado grandes batalhas no mercado de trabalho, terreno onde se têm vindo a conquistar alterações legislativas e sociais muito significativas”.

Diz, ainda o documento aprovado pelos eleitos na Assembleia de Freguesia, que a criação de instrumentos práticos para a promoção à igualdade entre homens e mulheres nas empresas preconizados pela Lei da Igualdade Salarial, “com vista a combater as desigualdades salariais que ainda persistem, coloca Portugal entre os países pioneiros neste domínio”, contudo “há um longo caminho a percorrer para a tão almejada Igualdade entre Homens e Mulheres”.

Assim, os subscritores da referida moção expressão o “apoio às iniciativas e políticas que tenham por finalidade minimizar os desequilíbrios na participação de mulheres e homens nos diversos domínios da vida social, familiar e, em especial, na esfera profissional”, assim como  “incentivar e promover boas práticas para a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal na freguesia de Pinhal Novo”.

In this article