Antiga Escola de Arraiados acolhe Associação Inovar Autismo

A Câmara Municipal de Palmela vai ceder à Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão um espaço na antiga Escola de Arraiados, em Pinhal Novo, que...

54
54

A Câmara Municipal de Palmela vai ceder à Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão um espaço na antiga Escola de Arraiados, em Pinhal Novo, que irá acolher as atividades desta IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, atualmente sem instalações próprias. A celebração do Contrato de Comodato entre o Município e a Associação foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo.

De acordo com a proposta apresentada, o Contrato, a celebrar por um período de cinco anos (renovável por períodos iguais), prevê a cedência, gratuita, de uma sala com 48,80 m2 e um hall com 25,60 m2, bem como a utilização de espaços comuns (instalações sanitárias e espaços exteriores). A Associação pretende ali instalar o CIDI – Centro de Inovação e Desenvolvimento para a Inclusão, um espaço multimodal, aberto à comunidade, de criação e experimentação de novas metodologias inclusivas no âmbito do autismo e outras neurodiversidades. A Inovar Autismo irá promover atividades como terapias, atendimento a famílias e pessoas com autismo e outras neurodiversidades, ações de mediação e coaching, projetos inclusivos com recurso à música, programas de formação, workshops temáticos, debates, eventos com as parcerias locais e exposições.

De salientar que esta cedência integra-se no plano de mandato do atual executivo, que define que instalações desta natureza, desativadas, sejam prioritariamente utilizadas para respostas sociais no território. Esta associação tem um âmbito supraconcelhio e presta uma importante resposta na área da deficiência, pelo que o Município fica dignificado por se instalar no concelho.

Criada em 2016 com o objetivo de promover a inclusão das crianças, jovens e adultos com perturbação do espectro do autismo nas suas comunidades e prestar apoio no âmbito da habilitação e capacitação destas pessoas ao longo do seu ciclo de vida, a Inovar Autismo conta com cerca de 160 associados (dados de 2018). No âmbito da Rede Social, aderiu formalmente ao Conselho Local de Ação Social de Palmela em 2018.

In this article