Autarquia de Palmela instala abrigos para gatos

A Câmara de Palmela está a instalar abrigos para gatos, com vista a garantir o bem-estar dos felinos que vivem em meio urbano. Desde a passada semana, estão...

707
707

A Câmara de Palmela está a instalar abrigos para gatos, com vista a garantir o bem-estar dos felinos que vivem em meio urbano.

Desde a passada semana, estão instaladas três casas abrigo em colónias identificadas em Pinhal Novo, Cabanas e Quinta da Asseca. No próximo ano serão instalados abrigos noutros locais, para que os gatos possam permanecer no local onde vivem, mas em condições de segurança e salubridade.

De salientar que esta iniciativa está de acordo com o projecto nacional CED – Cuidar, Esterilizar, Devolver, que consiste na captura, esterilização, desparasitação e devolução dos gatos silvestres ao território de origem, onde passam a ter condições para viver em segurança, sob responsabilidade de um ou mais cuidadores. Sempre que possível, os felinos mais dóceis e as crias são encaminhados para adopção. Recorde-se que a autarquia já esterilizou, só este ano, cerca de uma centena de animais e está, agora, a instalar os abrigos.

Esta medida tem como objectivo “ controlar e reduzir as populações de gatos silvestres, em boas condições para os animais e mantendo a higiene no espaço público. Os gatos passam a ter um local adequado para se abrigarem, devendo quem cuida colocar apenas ração seca e húmida e não restos de comida, bem como manter os espaços limpos”.

In this article