Igreja de São Pedro acolhe Bênção de Fogaças

A Igreja de S. Pedro acolhe na próxima terça-feira, pelas 18h00, a tradicional cerimónia da Bênção das Fogaças. A iniciativa promovida pela Confraria Gastronómica de Palmela e pela...

58
58

A Igreja de S. Pedro acolhe na próxima terça-feira, pelas 18h00, a tradicional cerimónia da Bênção das Fogaças.

A iniciativa promovida pela Confraria Gastronómica de Palmela e pela paróquia local, com o apoio da Junta de Freguesia pretende continua a promover este biscoito típico de Palmela, assim como manter viva a tradição ligada ao Dia de Santo Amaro.

“Nesta data, as Fogaças de Palmela – biscoito típico da vila, de sabor aromático marcado pela erva-doce e pela canela – eram preparadas para oferecer ao Santo, e a sua forma variava consoante a promessa feita. Cozidas nos fornos comunitários ou nas padarias, já que poucas famílias dispunham de forno próprio, as Fogaças eram transportadas até à Igreja, no dia 15, em cestos de verga, ricamente decorados, para serem benzidas e leiloadas. As restantes eram distribuídas pelos fiéis, que as levavam para casa para serem comidas por todos, incluindo os animais”, explicou Nuno Gil, da Confraria Gastronómica.

In this article