Em Maio de 2019 a USF de Pinhal Novo vai estar a funcionar

Depois de todo um percurso moroso de atrasos e avanços de projetos rejeitados finalmente existe uma data para a entrada em funcionamento da tão ambicionada Unidade de...

2069
2069

Depois de todo um percurso moroso de atrasos e avanços de projetos rejeitados finalmente existe uma data para a entrada em funcionamento da tão ambicionada Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo: Maio de 2019. Ontem, segunda-feira, perante a presença de muitos fregueses a secretária de estado da Saúde Rosa Valente de Matos, Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, presidente Álvaro Amaro, autarcas profissionais do sector, decorreu a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de Instalação da USF de Pinhal Novo. Para o presidente da Câmara de Palmela “este é um dia muito especial “. Após fazer o historial de todo o processo que levou a este acto “é preciso termos memória de vários percursos, várias lutas, de várias tomadas de posição finalmente chegámos aqui “. Álvaro Amaro congratulou-se pelo início da obra desta nova extensão de saúde que vai substituir “ um equipamento sem as mínimas condições num espaço não apropriado” a extensão da Guerra Junqueiro. Para o edil o conceito de Unidade de Saúde Familiar “é um conceito que vingará na medida em que prevê responder a mais utentes atualmente sem médico de família. Um espaço com padrões de qualidade e conforto”. Álvaro Amaro considera que esta obra “só é possível depois de muitas lutas de populações, autarcas de toda uma comunidade” concluindo que Pinhal Novo vai ter “mais saúde e melhor saúde”. Por sua vez a secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos começou por frisar que “não há volta a dar Pinhal Novo vamos ter um novo centro de saúde” fruto de “um trabalho em rede, de parcerias para servir melhor as nossas populações, mais amigo das pessoas e dos profissionais com muitas valências”. A Nova unidade de Saúde, para 15 mil utentes, vai ser construída na Rua Manuel Veríssimo da Silva, um dos primeiros médicos da localidade, chamado pelo médico do povo tendo mesmo sido preso politico, em terreno cedido pelo município de Palmela que vai pagar também arranjos exteriores, saneamento e estacionamento. A obra está estimada em mais de 1 milhão de euros. A obra é cofinanciada pelo programa Portugal 2020.

 

Ecopista de Pinhal Novo –  primeira pedra já foi lançada

Esta foi uma segunda-feira de lançamento de projectos há muito ambicionados pelos pinhalnovenses. Depois da primeira pedra da USF foi lançada a primeira pedra da segunda fase da Ecopista de Pinhal Novo. Esta desenvolve desde o fim do troço já concluído, no limite da vila, até ao concelho vizinho do Montijo, na zona da Jardia. Esta empreitada integra o arranjo paisagístico, mobiliário urbano, 14 atravessamentos para acesso às propriedades e iluminação. A Ecopista de Pinhal Novo integra a rede municipal de ciclovias e corredores cicláveis designada por Ciclop7, que o município de Palmela candidatou a financiamento, no âmbito do Portugal 2020. No acto simbólico do lançamento da primeira pedra, o presidente Álvaro Amaro recordou que após muitas negociações quase prolongaram no tempo foi possível chegara um entendimento com a REFER. “Temos um contato de comodato com a REFER  à qual pagamos uma renda mensal durante 30 anos para podermos utilizar este corredor”. O edil está convicto “que estes corredores para a mobilidade suave tem muitas virtudes”. E por se tratar de um projecto intermunicipal Álvaro Amaro está confiante que a Câmara Municipal do Montijo proceda brevemente ao lançamento da obra “no seu lado”. O autarca revelou ainda que “anunciaremos na próxima semana outras obras dentro desde conceito”.

ARPIBA lança primeira pedra do Centro de Dia

A Câmara Municipal de Palmela irá proceder ao lançamento da primeira pedra do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano e Arredores (ARPIBA). A cerimónia realiza-se no domingo, dia 29, às 15h00, na Rua do Rosmaninho, perto da Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano.

De referir que esta nova resposta social, no Bairro Alentejano, vai contribuir para a qualidade de vida desta comunidade e para o reforço dos cuidados a prestar junto dos seniores e das suas famílias.

O edifício contempla, num único piso térreo, um Serviço de Apoio Domiciliário, com respostas integradas e ajustadas às necessidades dos utentes, bem como um Centro de Dia, que irá garantir oportunidades de convívio, de animação e de apoio em determinados serviços. O equipamento social, a construir de forma faseada, terá capacidade para 50 utentes em Centro de Dia e para 40 em Serviço de Apoio Domiciliário.

Este é um momento importante na actividade da ARPIBA que, há muito, reúne esforços e recursos para a criação de um equipamento social naquele local da freguesia. Neste sentido e por reconhecer a importância da criação desta resposta, a Câmara Municipal de Palmela tem vindo a apoiar o desenvolvimento de todo este projecto, tendo firmado um protocolo de cooperação financeira com a associação.

 

In this article