Pinhal Novo: Fugitivo não resistiu aos ferimentos

O homem de 62 anos que se encontrava em fuga, em Pinhal Novo, por ter disparato para o ar quando foi abordado pela GNR, acabou por não resistir aos...

719
719

O homem de 62 anos que se encontrava em fuga, em Pinhal Novo, por ter disparato para o ar quando foi abordado pela GNR, acabou por não resistir aos ferimentos provocados pelos disparos dos militares da GNR.

Em comunicado a GNR explica que o Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Palmela “deu cumprimento a um mandado de busca, para apreensão de armas de fogo,  numa residência”. Contudo, no decorrer da ação o suspeito que residia “sozinho na habitação, ao detetar a presença da Guarda, efetuou disparos, com recurso a uma caçadeira”, contra os militares da GNR, colocando-se de” imediato em fuga na posse da arma, para uma zona rural”, de Pinhal Novo.

 “Face à gravidade da situação, de imediato foram mobilizados todos os meios disponíveis do Destacamento Territorial de Palmela tendo, numa primeira fase, sido estabelecido um perímetro de segurança na zona onde se presumia que o suspeito se encontrava escondido”, esclarece a GNR, sublinhando que em virtude do mesmo se encontrar na posse de uma arma de fogo, foram “mobilizados diversos meios do Comando Territorial de Setúbal, bem como da Unidade de Intervenção, nomeadamente o Grupo de Intervenção e Operações Especiais (GIOE), o Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) e o Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), que realizaram uma operação de batida em busca do suspeito”.

Por volta das 14h30, o suspeito, que se encontrava escondido no terreno, foi localizado pelos militares d, tendo “apontado a arma contra os mesmos2, pelo que, após a “advertência clara e inequívoca para largar a arma”, não acatou a ordem, mantendo-se assim como “uma ameaça iminente para a vida dos militares”, pelo que afirma a GNR “foi necessário os militares recorrerem à utilização de arma de fogo, em legítima defesa, tendo atingido o suspeito de forma a neutralizar a ameaça”.

O homem foi assistido de imediato por elementos da Equipa de Resposta à Crise do INEM, que se encontravam a apoiar a ação da GNR e pelos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo. Esgotados contudo, o mesmo acabou por falecer no local.

In this article