Palmela evoca Restauração do Concelho

Município de Palmela evoca Restauração do Concelho A Câmara de Palmela associa-se às comemorações do 95.º aniversário da Restauração do Concelho, com o lançamento de uma súmula de...

88
88

Município de Palmela evoca Restauração do Concelho

A Câmara de Palmela associa-se às comemorações do 95.º aniversário da Restauração do Concelho, com o lançamento de uma súmula de fontes documentais sobre esta temática, que podem ser consultadas e requisitadas nas Bibliotecas Públicas Municipais.

A iniciativa tem como objetivo apoiar e incentivar a investigação e o desenvolvimento do conhecimento sobre o território.

Esta bibliografia pode, também, ser consultada através do catálogo digital, disponível no site Palmela Município.

A coleção do Fundo Local da Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela, é constituída por uma diversidade de recursos, como monografias, ensaios, biografias, obras de autores locais, jornais locais, programas de diferentes acontecimentos e iniciativas e notícias, constituindo um recurso único.

Ainda no âmbito destas comemorações, o município palmelense lançou o novo número do boletim “+ Museu”, com artigos que dão conta de investigações sobre a história e personalidades locais, projetos e atividades do Museu, com destaque para o novo espaço “A Estação”. Por outro lado, o Cine-Teatro S. João acolhe, entre os dias 1 e 7 de Novembro, a exposição itinerante dedicada à Restauração do Concelho.

Amigos do Concelho celebram 95º aniversário da Restauração

O aniversário da Restauração do Concelho de Palmela volta a ser recordado, também, pelo Grupo dos Amigos do Concelho que a 1 de Novembro enaltecendo e homenageando todos aqueles que em 1926 devolveram a Palmela a tão desejada independência sobre o concelho de Setúbal.

As comemorações iniciam-se às 10h30 com a tradicional homenagem póstuma aos Restauradores do concelho e aos mortos em combate na Grande Guerra Mundial, a decorrer no Jardim Joaquim José de Carvalho e uma hora depois terá lugar, na Igreja de S. Pedro, a tradicional missa de sufrágio pelos Restauradores.

Às 17h30, em Quinta do Anjo, terá lugar a habitual homenagem a António Matos Fortuna.

In this article