SIMARSUL reforça o valor da água na Travessia da Baía de Sesimbra

A SIMARSUL associa-se, novamente a mais uma edição da Travessia da Baía de Sesimbra, organizada pela Câmara Municipalde Sesimbra e que terá lugar na próxima terça-feira, dia 5 de Outubro,...

39
39

A SIMARSUL associa-se, novamente a mais uma edição da Travessia da Baía de Sesimbra, organizada pela Câmara Municipalde Sesimbra e que terá lugar na próxima terça-feira, dia 5 de Outubro, pelas 11h00 com início na Praia da Califórnia.

 Trata-se de uma das mais prestigiadas provas de natação de águas abertas que se realizam em Portugal, e todos os anos conta com a participação de centenas de atletas. Este ano, devido às medidas de contingência relacionadas com a pandemia de COVID-19, foram limitados os números de participantes e adaptada a sua organização.

Contudo, no âmbito das parcerias regionais com os municípios onde a SIMARSUL exerce a sua atividade, e inserida nas celebrações da SIMARSUL para o Dia Nacional da Água, esta parceria visa “promover hábitos saudáveis e sensibilizar a comunidade para o valor da água e o contributo do trabalho realizado ao longo de mais de uma década”, no âmbito do tratamento de águas residuais na Península de Setúbal, para a preservação dos ecossistemas e da melhoria da qualidade da água balnear da região, onde se situam para além dos dois maiores estuários de Portugal – o Sado e Tejo, reservas naturais e de elevado valor ambiental, incluindo três Zonas Húmidas de Importância Internacional e um Parque Marinho.

Sesimbra e as suas zonas protegidas envolventes são, para a SIMARSUL “um exemplo dessa importância, onde se destacam as praias de bandeira azul e o Parque Marinho José Saldanha (área marinha entre o Cabo Espichel e a Serra da Arrábida) e a sua costa palco de muitas atividades lúdicas e náuticas”. “Para a qualidade destas águas balneares é indispensável a atividade do serviço público essencial de saneamento assegurado em permanência pela SIMARSUL”, consideram os resposáveis pela empresa.

Através da participação da SIMARSUL na prova da Travessia e da associação da campanha “Superamigo – Lixo no Esgoto, Não!”, esta parceria visa “sensibilizar a comunidade para a importância da preservação e valorização do recurso água, mas em especial para o papel que cada um tem para que seja assegurada a qualidade do serviço público essencial de saneamento, apelando para que não sejam deitados resíduos nas redes de saneamento – porque as sanitas não são caixotes do lixo – comportamento indevido que afeta o tratamento das águas residuais e o meio ambiente”.

Este ano,a Travessia da Baía de Sesimbra volta a contar com representação direta da empresa, atravésde António Ventura, Presidente da SIMARSUL, que participa na prova de natação, reforçando a mensagem da parceria veiculada na anterior edição da travessia sobre o trabalho desenvolvido nas ETAR para a qualidade das águas balneares e o papel da população quer para a sua preservação, quer para a qualidade do serviço de saneamento.

In this article