Câmara Municipal retoma Semana da Freguesia desta vez em Quinta do Anjo

No contexto da pandemia, não foi possível realizar, no passado mês de Março, a Semana dedicada à freguesia de Quinta do Anjo, no âmbito do processo “Eu Participo!”. Atendendo...

629
629

No contexto da pandemia, não foi possível realizar, no passado mês de Março, a Semana dedicada à freguesia de Quinta do Anjo, no âmbito do processo “Eu Participo!”.

Atendendo ao progressivo desconfinamento, entendeu a autarquia palmelense retomar, agora, este ciclo de trabalho descentralizado, num modelo mais simples, mas “não menos importante e impactante no desenvolvimento do trabalho na freguesia”.

O programa começou a 25 de Maio, com a habitual reunião entre os executivos municipal e de freguesia, onde foi possível percorrer um conjunto significativo de questões correntes, nomeadamente limpeza, espaços verdes, rede viária, e conferir o conjunto de obras e compromissos em curso.

De grande importância foi, também, a atualização dos Acordos de Execução e Contratos Interadministrativos com a Junta, em particular, na área dos espaços verdes. Quinta do Anjo passa a assumir a responsabilidade por uma extensão muito significativa, que acresce ao anterior protocolo, ampliando o município palmelense a correspondente transferência financeira.

No passado dia 2 de Junho, Álvaro Amaro, presidente da autarquia e o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Adilo Costa, acompanhados do presidente da Junta de Freguesia, António Mestre,  visitaram o Jardim-de-Infância do Bairro Alentejano, na reabertura do Pré-escolar. Na ocasião, foi possível conferir todas as condições de proteção e segurança do equipamento e a enorme dedicação das equipas para que tudo corra da melhor maneira. Recorde-se que a Câmara Municipal proporcionou a realização do teste de rastreio a todas as suas assistentes operacionais ao serviço em estabelecimentos de educação pré-escolar. A visita serviu ainda para efetuar o levantamento de ações de beneficiação a realizar no período de férias de verão.

No que diz respeito a projetos e obras, toda a vereação visitou, duas intervenções recentemente terminadas. A beneficiação do Mercado de Quinta do Anjo, cuja primeira fase melhorou a estrutura do edifício, tem, já, recenseado mais um conjunto de pequenas intervenções para qualificar as diversas atividades que ali vão ocorrer e afirmar o Mercado como uma nova centralidade da freguesia. Além dos produtos e sabores locais, que conhecerão nova dinâmica com feiras e ações de promoção, o espaço manterá a sua multifuncionalidade, como “ninho” de agentes culturais e associativos e novos serviços.

Na visita ao Botafogo Futebol Clube, foi possível apreciar o novo sintético do Campo de Jogos António Henrique de Matos, cuja instalação o município apoiou em 80 mil euros, e verificar o trabalho da equipa da direção, que se mostrou empenhada na diversificação das fontes da receita e na formação, e que deu a conhecer um conjunto de outras melhorias, não só no campo de jogos, mas também nos balneários e outros equipamentos de apoio.

De sublinhar, ainda, que a moção pela construção da Unidade de Saúde Familiar de Quinta do Anjo, aprovada em reunião de Câmara a 8 de Maio, foi muito bem recebida pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tendo-se concretizado, entretanto, uma reunião de trabalho com visita, e estão a ser tratados a cedência do terreno e outros estudos para perceber a tipologia do equipamento. Este desbloquear de uma reivindicação com duas décadas abre portas para que a Unidade de Saúde, construída de raiz para uma população em crescimento, venha a concretizar-se em breve.

In this article