Rota Arqueológica destaca património Arrábida

Em contagem decrescente para o Arrábida Walking Festival, a Biotrails e as Câmaras Municipais de Palmela, Setúbal e Sesimbra apresentaram, na passada semana, a 1.ª edição do...

96
96

Em contagem decrescente para o Arrábida Walking Festival, a Biotrails e as Câmaras Municipais de Palmela, Setúbal e Sesimbra apresentaram, na passada semana, a 1.ª edição do evento inteiramente dedicado à descoberta do Parque Natural da Arrábida através de caminhadas. Num dia de promoção e contacto com o território Arrábida, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos trilhos que constam no roteiro desta edição dedicada à Grande Rota Arqueológica.

 Cerca de 40 representantes de empresas e alojamentos turísticos, bloggers e jornalistas de meios de comunicação social, regional e nacional, participaram num dia repleto de atividades e conhecendo melhor o legado histórico e arqueológico do território Arrábida que, no próximo mês de Março, poderá ser explorado através de percursos pedestres e outras ações complementares.

Com início na Quinta do Piloto, em Palmela, o dia de apresentação integrou visitas orientadas a Castro Chibanes, em  Palmela, ao Forte de São Filipe, em Setúbal, e ao Cabo Espichel, em Sesimbra.

José Cunha, da Biotrails, agradeceu aos municípios, em especial, à Câmara de Palmela. “Fazia-nos sentido lançar um projeto deste tipo, associado ao turismo de natureza, mas como forma de consciencialização, de conhecimento dos seus ecossistemas” e, ao mesmo tempo, com o objetivo de “estimular a atividade física”, referiu.

Entretanto, entre os dias 27 e 29 de Março, será possível conhecer, descobrir e viajar pela imensidão deste legado patrimonial histórico e natural através do Arrábida Walking Festival.

Cenários naturais únicos e trilhos que convidam a uma viagem no tempo são as principais “coordenadas” deste Festival. Dividida em sete etapas, e complementada com uma seleção de outros percursos, a Grande Rota Arqueológica da Arrábida abrange todo o Parque Natural da Arrábida permitindo descobrir o património cultural, natural e a biodiversidade desta área protegida.

Ao longo dos três dias será possível ainda participar em visitas enoturísticas, promovidas pela Quinta do Piloto, provas de produtos locais, visitas guiadas e atividades lúdicas para os mais novos, permitindo aos pais participar e usufruir das caminhadas do Festival.

As inscrições e a aquisição de bilhetes ou passe para o Festival devem ser efetuadas através do site www.biotrails.pt/awf.

O Passe Festival permite participar em várias caminhadas. O Bilhete Simples só permite participar em uma caminhada durante o Festival. Para participar nas atividades complementares deverá ser titular de bilhete.

In this article