Começou o julgamento que senta no banco dos réus “Quinito”

Fábio Rodrigues, mais conhecido em Setúbal por “Quinito”, e outros sete arguidos, estão a ser julgados no Tribunal de Comarca de Setúbal. Os arguidos são acusados de...

1223
1223

Fábio Rodrigues, mais conhecido em Setúbal por “Quinito”, e outros sete arguidos, estão a ser julgados no Tribunal de Comarca de Setúbal. Os arguidos são acusados de 36 crimes de furto qualificado, bem como de um de associação criminosa.

36 crimes de furto qualificado na forma consumada e 4 na forma tentada, 3 crimes de furto simples, 3 de roubo, e um crime de associação criminosa, são os crimes que Fábio Rodrigues, conhecido como “Quinito”, e outros 7 arguidos, nomeadamente Fábio Cardoso, de Pinhal Novo , são acusados.

De acordo com a acusação , os crimes de que os arguidos estão agora a ser julgados reportam-se a factos ocorridos entre 2014 e 2015, tendo os mesmos ocorridos em diversos pontos do país, nomeadamente em Palmela, Azeitão, Caldas da Rainha, Alcochete, Leiria, Fernão Ferro, Rio Maior, Vila Nova de Santos André, Benavente, Peniche, entre outras localidades.

Na primeira sessão de julgamento, o juiz que preside o colectivo começou por ler na acusação que desde “Dezembro de 2014 que Fábio Rodrigues dedicava-se à prática de furtos de máquinas de tabaco”, contando com a colaboração de “um grupo de indivíduos”, do qual fazia parte Fábio Cardoso, sendo que os mesmos para se apoderarem das máquinas de tabaco utilizavam “viaturas furtadas”.

Diz, ainda, a acusação que Fábio Rodrigues, Fábio Cardoso, André dos Santos e Mário Firme, foram a 8 de Janeiro de 2015, foram interceptados por agentes da autoridade entre as localidades de Areias Gordas e Palhota, no concelho de Palmela não tendo respeitado a ordem de paragem. Fábio Cardoso acabaria por embater com a viatura que conduzia nos rails de protecção, pondo-se em fuga a pé. Enquanto a viatura conduzida por Fábio Rodrigues embateu em duas viaturas policiais, tendo inclusive posto em causa a integridade física dos agentes da autoridade.

Da fuga, que culminou em Venda do Alcaide, foram detidos pela GNR André dos Santos e Mário Firme.

Entretanto a 4 de Novembro do mesmo ano, os arguidos Fábio Rodrigues, Fábio Cardoso e João Dias, ao aperceberem-se da presença de autoridades policiais na Ponte Vasco da Gama colocaram-se em fuga, tendo embatido com a viatura em que circulavam no portão de emergência da área de serviço de Alcochete, pondo-se entretanto em fuga a pé, por uma zona de mato.

Recorde-se que “Quinito” viria a ser detido meses mais tarde, à data dos factos com 29 anos, sendo conhecido pela sua ligação ao chamado gang do multibanco.

Refira-se que o caso levou 11 meses a ser investigado pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Setúbal.

 

 

In this article