Home / Sociedade / GNR encerra lar ilegal em Pinhal Novo

GNR encerra lar ilegal em Pinhal Novo

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Setúbal, em conjunto com a Segurança Social, procedeu ao encerramento de uma estrutura residencial para pessoas idosas que laborava de forma ilegal em Pinhal Novo.

O encerramento do lar, ocorreu âmbito de uma investigação que decorria há cerca de 15 dias, tendo os militares da Guarda apurado que o referido espaço, acolhia 13 idosos, sem possuir qualquer tipo de licenciamento para o efeito, não reunindo igualmente condições de salubridade, higiene e número adequado de cuidadores para garantir o bem-estar e a segurança dos utentes.

Atendendo à exposição dos idosos a condições suscetíveis de colocar em risco a sua saúde e segurança, bem como à inexistência das condições gerais de funcionamento legalmente exigidas, foi determinado pela equipa da Segurança Social presente no local o encerramento imediato da estrutura.

Relativamente aos idosos, foram contatados os respetivos familiares, tendo sido igualmente apresentadas alternativas de acolhimento, mediante as vagas identificadas pela Segurança Social.

A ação contou com a intervenção dos militares do NIAVE de Setúbal, de técnicos da Segurança Social, do Delegado de Saúde de Palmela e ainda com o reforço de militares do Posto Territorial de Pinhal Novo.

Edição n° 1348