ADREPES organiza 1º Encontro sobre Sistemas Participativos de Garantia

A ADREPES promove, na próxima segunda-feira, o 1º Encontro sobre Sistemas Participativos de Garantia, integrado no âmbito do projeto Sistema de Certificação Participativa dos Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA) financiado pela...

161
161

A ADREPES promove, na próxima segunda-feira, o 1º Encontro sobre Sistemas Participativos de Garantia, integrado no âmbito do projeto Sistema de Certificação Participativa dos Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA) financiado pela Rede Rural Nacional.

O encontro pretende “reunir produtores e técnicos locais com o objetivo de refletir sobre os princípios base do sistema participativo associado à modalidade cabazes, numa lógica de co-construção e partilha coletiva”.

De referir que a ADREPES é a entidade coordenadora do projeto aprovado no âmbito da Ação 20.2 – Rede Rural Nacional – Área de Intervenção 3, da Medida 20 – Assistência Técnica do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e que integra na parceria a DRAPLVT – Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e os seguintes Grupos de Ação Local:

  • ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa
  • ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte
  • ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave
  • COIMBRA MAIS FUTURO – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra
  • MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, ACE
  • PRÓ-RAIA – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte
  • TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior

O projeto conta ainda com o acompanhamento técnico e científico do Instituto Superior de Agronomia e do Instituto Politécnico de Setúbal.

As atividades estão centradas na construção da metodologia de certificação participativa, na divulgação e partilha de conhecimentos, na definição de propostas de política e recomendações estratégicas para apoiar a dinamização e expansão dos CCA.

Até ao momento foram envolvidos 42 produtores e 1.200 consumidores que partilharam as suas expetativas e interesses na implementação de um Sistema Participativo de Garantia.

In this article