Palmela já vacinou mais de 2000 munícipes

Após alguns dias de incerteza em relação à vacinação no concelho, e depois de muita insistência, o Centro de Vacinação de Pinhal Novo, instalado pela autarquia palmelense no Pavilhão Municipal,...

596
596

Após alguns dias de incerteza em relação à vacinação no concelho, e depois de muita insistência, o Centro de Vacinação de Pinhal Novo, instalado pela autarquia palmelense no Pavilhão Municipal, por indicação do ACES Arrábida, entrou esta segunda-feira em funcionamento.

Em declarações ao Jornal do Pinhal Novo, o diretor executivo do ACES Arrábida, explicou que numa primeira fase, serão abrangidas “as pessoas maiores de 80 anos e maiores de 50 anos com patologias associadas”. A duração desta fase está dependente do número de vacinas disponibilizadas ao ACES Arrábida pela Tutela, mas estimam-se que seja, vacinadas “uma média de 150 pessoas por dia”, pelo menos durante esta primeira semana, sendo que esta segunda-feira receberam a vacina 108 utentes.

Entretanto, de acordo com os números avançados por Luís Pombo nas unidades do concelho de Palmela, já foram vacinados “418 utentes com mais de 80 anos e utentes entre os 50 e 65 anos com patologias associadas foram vacinados 163. Nos lares do concelho, entre funcionários e utentes foram vacinadas 1513 pessoas dos quais 1075 têm o esquema vacinal completo”.

Luís Pombo esclareceu ainda que estima-se que nas zonas rurais do concelho, a população seja vacinada nos centros de saúde, contudo a autarquia palmelense “já se disponibilizou para fazer o transporte dos utentes sempre que necessário”.

Álvaro Amaro não será vacinado

Luís Pombo disse, ainda, que neste primeiro plano de vacinação os detentores de cargos políticos do concelho estão contemplados e irão receber a vacina, contudo o presidente da autarquia “não quer ser vacinado para já, preferindo esperar pela próxima fase”.

Relativamente ao empenho da autarquia neste processo, o diretor executivo do ACES Arrábida, explicou que “tem sido um processo de articulação muito fácil, porque o que todos queremos é o melhor para os nossos utentes”.

Questionado sobre a decisão de não ser vacinado nesta primeira fase, Álvaro Amaro, explicou que “aquilo que deve definir a prioridade, para além dos bombeiros, profissionais de saúde, portadores de deficiência ou pessoas com patologias graves associadas”, o que deve definir a prioridade “é a idade e o estado de saúde dos cidadãos”, e por essa razão, apesar de ter 59 anos e de ter responsabilidades políticas, para alem de ser o responsável máximo da Proteção Civil Municipal, o autarca palmelense entende que “não deve ser o político a ser vacinado, mas sim o cidadão Álvaro Amaro” e como tal “irei aguardar pela minha vez”.

O autarca lembrou, ainda, que “desde a primeira hora procurámos que o processo de vacinação fosse o mais célere possível no nosso concelho e sempre estivemos disponíveis para criar este centro e se necessário outros centros noutros locais, o que parece não ser necessário”, mas ainda assim “estamos disponíveis para criar condições para o transporte dos munícipes”.

“Apesar de estarmos dependentes da chegadas das vacinas, para nós seria muito importante que o processo que agora se inicia não parasse, para que pudéssemos ter toda a população vacinada o mais rapidamente possível”, desejou o edil.

Recorde-se que os contactos para vacinação, assim como o processo de vacinação, serão sempre feitos ao ritmo da disponibilidade de vacinas e coordenados pelas autoridades de saúde. À Câmara Municipal cabe o apoio logístico necessário à instalação de centros de vacinação. A Proteção Civil Municipal está a acompanhar de perto todo o processo.

Assim, os utentes devem aguardar sempre o contacto prévio das autoridades de saúde para agendar a vacinação e não se dirigirem aos pontos de vacinação ou unidades de saúde sem terem sido previamente contactados e agendada a sua vacinação. Contudo, para que este processo seja o mais célere possível, o ACES Arrábida solicita que haja uma atualização dos contactos telefónicos junto da unidade funcional onde está inscrito.

In this article