Maestro Joaquim Luís Gomes homenageado

As Bandas de Música da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e da Carris homenageiam o Maestro Joaquim Luís Gomes com o Concerto “Sente a História”, dia...

131
131

As Bandas de Música da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e da Carris homenageiam o Maestro Joaquim Luís Gomes com o Concerto “Sente a História”, dia 16 de novembro, às 21h30, no Salão dos “Loureiros”.Com direção do Maestro Pedro Ferreira e entrada livre, este espetáculo é dedicado a uma das figuras mais marcantes da música portuguesa no século XX.

Joaquim Luís Gomes foi diretor da Orquestra do programa “Canções de Portugal”, na ex-Emissora Nacional. Internacionalmente, ganhou primeiros prémios em Festivais da Canção em Itália e em Espanha e, em Portugal, foi-lhe atribuído o 2.º prémio no Concurso Nacional de Canções da TV, em 1983. Como chefe de orquestra, dirigiu em Inglaterra, Espanha e Brasil.

Nos “Loureiros”, esteve entre 1948 e 1958 e o seu trabalho de ensaio conduziu a Banda a elevados níveis artísticos. Foi com este Maestro que o repertório original para Banda começou a ter alguma relevância, sem colocar de parte as obras clássicas de grandes compositores. No âmbito da música ligeira, os “Loureiros” também beneficiaram da arte de Joaquim Luís Gomes. Em 1948, foi levada à cena a revista “CT1DK”, com música da sua autoria, tendo o Maestro também dirigido a orquestra. Joaquim Luís Gomes acabou por ter que sair dos “Loureiros” numa altura em que já desenvolvia grande atividade na rádio e na televisão e dirigia a Banda da Carris, em Lisboa, mas manteve com a Sociedade fortes laços profissionais e de amizade.

O Concerto “Sente a História” integra o XIV Festival Internacional de Música Palmela “Terra de Cultura” e é organizado pelos “Loureiros”, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

In this article