Home / Cultura / Ritual une Castelos e valoriza Turismo Cultural da região

Ritual une Castelos e valoriza Turismo Cultural da região

O projecto Almenara foi apresentado publicamente, na passada semana, no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, numa parceria  entre os municípios de Palmela e de Lisboa e a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação cultural, E.M, com o apoio da Entidade Regional de Turismo de Região de Lisboa.

A cerimónia contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, de Lucinda Lopes, do Conselho de Administração da EGEAC (empresa municipal que tutela o Castelo de São Jorge),  de Vítor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, de João Brites (Teatro O Bando) e Jorge Gomes Ribeiro (Companhia da Esquina) e com as presenças do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, e da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

Neste sentido, no próximo sábado, pelas  21h00, os dois municípios  recriarão, em simultâneo, o “Ritual Almenara”, com a realização de dois espectáculos com direcção artística a cargo de João Brites, do Teatro O Bando (Palmela) e de Jorge Ribeiro, da Companhia da Esquina (Lisboa), com projecções comuns visíveis nos castelos, através do recurso à tecnologia. O pastoreio e as ovelhas são os elementos centrais do espectáculo em Palmela, que inclui balões brancos e ovelhas ficcionadas. Além de encenações teatrais e musicais, a cargo do maestro Jorge Salgueiro, serão lançadas “ovelhas voadoras”, representando as antigas fogueiras. Em Lisboa, o espectáculo celebra a lusitanidade e os padrões das subculturas de Lisboa, com performances teatrais e musicais, a cargo de uma orquestra de cerca de 12 elementos.

Trata-se de uma parceria, que pretende valorizar os dois monumentos nacionais e diversificar a oferta turística da Região de Lisboa através da criação de experiências ligadas à memória histórica e à identidade cultural. O projecto Almenara estabelece a comunicação entre as duas margens do rio Tejo, com base na informação histórica, identidade, património e cultura das regiões, exaltando a memória colectiva e reforçando a oferta turística da Região de Lisboa.

O “Ritual Almenara” é o evento âncora desta iniciativa que recria o episódio histórico em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira – após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384) – acendeu uma Almenara (fogueira de grandes dimensões) no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima.

Enquadrado no PORTUGAL 2020, com um período base de dois anos e um investimento de cerca de 460 mil euros, o Almenara prevê ainda a realização de um conjunto de actividades em torno dos dois monumentos nacionais que visa a criação de novos produtos turísticos, aumentando o fluxo de visitantes entre os dois locais.

Uma visita encenada, com a duração de um dia, que estabelece uma ligação histórica entre os dois castelos, um jogo de tabuleiro em tamanho real, uma instalação de figuras lúdicas para fotografias, uma sinalética associada ao projecto e workshops e fam trips com operadores turísticos são algumas das iniciativas a realizar nos dois monumentos nacionais.

Edição n° 1349