Home / Informação Geral / De 1 a 3 de Maio  29.ª Mostra de Vinhos arranca em Fernando Pó

De 1 a 3 de Maio  29.ª Mostra de Vinhos arranca em Fernando Pó

A 29.ª edição da Mostra de Vinhos de Fernando Pó é inaugurada em 1 de maio com um programa diversificado que celebra, uma vez mais, a forte tradição vitivinícola do concelho de Palmela. A inauguração oficial está marcada para as 19h00, no Pavilhão da Restauração, e contará com a apresentação do Hino de Fernando Pó, num momento simbólico que assinala o arranque do certame.

A iniciativa conta este ano com um apoio reforçado da Câmara Municipal de Palmela, que atribui uma verba de dez mil euros, acrescida de apoio logístico estimado em 8.500 euros, num total de 18.500 euros.

Ao longo de três dias, visitantes poderão desfrutar de provas de vinho comentadas, showcookings, harmonizações gastronómicas e animação cultural, distribuídos por espaços como o Pavilhão do Vinho, o Espaço Produtores e o Pavilhão da Restauração.

No dia 1 de maio, as atividades começam às 11h00 com “Adegas À Mostra”. Durante a tarde, destacam-se a prova comentada com a sommelier Catarina Conde, harmonizações gastronómicas e showcooking com a chef Ana Batista. A noite inclui ainda a atuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó e baile com os Irmãos Cabanas.

O programa prossegue a 2 de maio com sessões técnicas, showcookings e provas orientadas por especialistas do setor, incluindo uma sessão da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela e outra da CVRPS – Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, onde serão entregues os prémios da mostra. A animação musical estará a cargo do Rancho Folclórico e Regional do Poceirão e do baile com João Tendeiro e Ricardo Pelicho.

No último dia, 3 de maio, continuam as atividades vínicas e gastronómicas, com destaque para o showcooking “Palmela Experiências Com Sabor” com o chef Pedro Ascensão e a prova comentada com o enólogo João Palhoça. A entrega dos prémios “Escolha do Público 2026” acontece ao final da tarde, seguindo-se atuações culturais e baile com Luís Rosa.

A organização, nesta edição, alarga o objetivo central da mostra – tradicionalmente focada na promoção dos vinhos das freguesias de Poceirão e Marateca – a toda a região da Península de Setúbal, reforçando a centralidade deste território no panorama vínico.

PROGRAMA

1 de maio

11h00 – Adegas À Mostra

15h00 – Espaço Produtores – Abertura

 15h00 – Pavilhão da Restauração – Abertura

15h00 – Pavilhão do Vinho – Abertura

15h30 – Pavilhão do Vinho – Inicio À Prova com Catarina Conde (Sommelier Jncquoi)

16h00 – Pavilhão do Vinho – Harmonização Sopa Caramela com Diogo Yebra

 17h00 – Pavilhão do Vinho – Shoowcooking Com Chef Ana Batista

 18h00 – Pavilhão do Vinho – Prova Comentada com o Enólogo Jaime Quendera

 19h00 – Pavilhão da Restauração – Inauguração da 29.ª Mostra de Vinhos com apresentação do Hino de Fernando Pó

19h30 – Pavilhão da Restauração – Atuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó

 21h30 – Pavilhão da Restauração – Baile com Irmãos Cabanas

2 de maio

11h00 – Adegas À Mostra

 12h00 – Pavilhão da Restauração – Abertura

 15h00 – Espaço Produtores – Abertura

15h00 – Pavilhão do Vinho – Abertura

 15h30 – Pavilhão do Vinho – Shoowcooking Com Chef Ana Batista

 16h30 – Pavilhão do Vinho – Sessão AVIPE com Engenheiro Luis Mendes

 17h30 – Pavilhão do Vinho – Harmonização com Enólogo Mário Louro e Alquimia dos Sabores

19h30 – Pavilhão da Restauração – Atuação do Rancho Folclórico e Regional do Poceirão

20h00 – Pavilhão do Vinho – Sessão CVRPS com entrega de prémios da 29.ª Mostra de Vinhos

 21h30 – Pavilhão da Restauração –Baile com João Tendeiro e Ricardo Pelicho

3 maio

11h00 – Adegas À Mostra

 12h00 – Pavilhão da Restauração – Abertura

15h00 – Espaço Produtores – Abertura

 15h00 – Pavilhão do Vinho – Abertura

 15h30 – Pavilhão do Vinho – Shoowcooking Palmela Experiências Com Sabor Com Chef Pedro Ascensão

17h00 – Pavilhão do Vinho – Prova Comentada com Enólogo João Palhoça

 18h00 – Pavilhão da Restauração – Atuação Sevilhanas da Escola de Dança Maria Navarro

18h30 – Pavilhão do Vinho – Entrega de Prémios – Escolha do Público 2026

19h30 – Pavilhão da Restauração – Atuação Rancho Folclórico Danças e Cantares do Forninho

 21h30 – Pavilhão da Restauração – Baile com Luís Rosa

Edição n° 1345